Blog

Flores e Plantas – ideias, dicas e significados

Set 17, 2021 | Significados

Cravos vermelhos: significado da flor e outras cores

Os cravos existem em várias cores e, ainda, com raiados que lhes transmitem significados completamente distintos. Para cada ocasião, a simbologia da cor será determinante. 

Significado dos cravos: dos cravos da liberdade aos cravos da Índia!

Da música, à cozinha e, até, à medicina e veterinária, muitos são os significados da palavra cravo!  

O cravo da Índia – as flores a que comummente chamamos cabeças de cravo e utilizamos para aromatizar refeições e sobremesas – por exemplo, significa a dignidade.

Por outro lado, na história de Portugal, as flores dos cravos têm um papel principal. Durante a Revolução de Abril de 1974, um cravo vermelho foi colocado no cano da arma de um dos soldados que ocupavam as ruas de Lisboa. O gesto foi seguido pelos outros militares, que puseram fim a anos de ditadura sem derramar sangue. Assim, ainda hoje se celebra a Revolução dos Cravos com decorações compostas por estas flores.

No entanto, é na botânica que reside o mais belo significado dos cravos. 

Cravo(s): o significado no dicionário da Língua Portuguesa

cra·vo

nome masculino

  1. [Botânica] Flor do craveiro.
  2. [Botânica] Planta herbácea (Dianthus caryophyllus) da família das cariofiláceas = CRAVEIRO
  3. [Botânica] Botão da flor do craveiro-da-índia, usado como especiaria depois de seco = CRAVINHO, CRAVO-DA-ÍNDIA, GIROFLE

Cravo(s): o significado na infopédia 

  1. BOTÂNICA flor do craveiro, solitária com pétalas recortadas, geralmente de cor vermelha ou branca
  2. BOTÂNICA craveiro

Do latim clavu-, «prego»

O significado das cores dos cravos

Os cravos existem em várias cores e, ainda, com raiados que lhes transmitem significados completamente distintos. De uma forma geral, estes são os significados associados a cada cravo:

  • Cravo vermelho – significado do amor vivo e puro. Tratando-se do primeiro cravo conhecido, o mais simples e perfumado, representa na perfeição a verdade de um sentimento profundo e intenso. A história atribui ao rei Henrique IV de França (1553-1610), de cognome o Bom Rei Henrique, o primeiro jardim de cravos e rosas vermelhas.
  • Cravo amarelo – significa o desdém e desprezo. 
  • Cravo amarelo raiado – transmite o desejo de um regresso rápido. De acordo com a mitologia grega, a origem destes cravos deve-se a Diana, a deusa da caça, que num momento de mau humor arrancou os olhos a um pastor com quem se encontrou durante uma caçada. Arrependendo-se da sua ação, e surpreendida pela beleza dos seus olhos, converteu-os em flores que semeou e deram origem aos cravos.
  • Cravo branco – representa a pureza, a saudade e a inocência. Para além disto, pode significar votos de boa sorte para uma nova etapa.
  • Cravo branco raiado – representa a ideia de atraso. 
  • Cravo roxo – simboliza o sentimento. Se por um lado a cor roxa significa a tristeza, o cravo representa o afeto: uma combinação que traduz sentimento.
  • Cravo Rosa – carinho, felicidade, gratidão. O melhor presente quando se pretende transmitir uma mensagem de consideração e afeto.

 

Cravo vermelho significado

Qual o significado e quando oferecer cravos

Em Portugal, durante o mês de abril, os cravos são a flor principal e protagonista das comemorações do Dia da Liberdade: o 25 de abril.

Assim, o cravo vermelho, significado de liberdade, é a flor ideal para oferecer e utilizar na decoração de casa e espaços públicos.

Por outro lado, se pretende surpreender alguém com um ramo composto por cravos, não se esqueça de confirmar o significado associado a cada cor. Para cada ocasião, a simbologia da cor irá ser determinante. 

Contacte-nos para perceber qual a mais indicada ou encomende diretamente online na loja de flores na VendadeFlores.pt

Partilhar

Blog

Flores e Plantas

Também pode gostar

Plantas de interior fáceis de cuidar

Plantas de interior fáceis de cuidar

Adaptam-se bem ao ambiente e não exigem cuidados constantes. São resistentes e perfeitas para iniciantes. Conheça algumas flores e plantas de interior fáceis de cuidar.