Blog

Flores e Plantas – ideias, dicas e significados

Out 18, 2021 | Significados

Gerberas: significado das cores

As gerberas destacam-se tanto em cores vivas como em tons escuros. Têm como significado principal a felicidade, a pureza, inocência e transmitem energia positiva.

Gerberas, as flores que enchem qualquer espaço de cor e vida!

As gerberas, que existem em mais de 150 variedades, assemelham-se a uma margarida pela sua forma, cores e pétalas. Aliás, são também conhecidas por margaridas africanas, país de onde são originárias.

No entanto, as gerberas são flores mais robustas e imponentes, que facilmente enchem um espaço de cor e vida! Por esta razão, a gerbera é uma das flores preferidas e mais procuradas para arranjos florais. Esta deslumbrante flor faz parte da categoria de plantas perenes, ou seja, que têm uma maior longevidade.

As gerberas existem numa grande variedade de cor: vermelho, cor de laranja, amarelo, cor-de-rosa ou branco. Destacam-se tanto em cores claras e vivas, como em tons mais escuros e elegantes, significando principalmente a pureza, inocência e transmitindo muita energia positiva.

 

Gerbera(s): o significado no dicionário da Língua Portuguesa

([Traugott] Gerber, antropónimo [botânico alemão, 1710-1743])

nome feminino

  1. [Botânica] Planta herbácea da família das compostas, cujas flores, geralmente amarelas, alaranjadas, avermelhadas ou rosadas, são muito usadas como ornamentais.
  2. [Botânica] Flor dessa planta.

 

Gerbera(s): o significado na infopédia 

ger.be.ra

nome feminino

BOTÂNICA designação comum, extensiva às plantas do género Gerbera, da família das Compostas, que inclui espécies muito cultivadas como ornamentais pelas inflorescências vistosas e coloridas; gerbéria

 

Gerberas: significado das cores e quando oferecer

As gerberas podem ter tantos significados quanto as cores em que se apresentam, mas há um que se impõe: a felicidade.

A partir desta ideia de felicidade, as gerberas simbolizam também o recomeçar. Trata-se também de um conceito-metáfora para o amanhecer e a sua constante orientação para o sol (à semelhança dos girassóis), para o otimismo e energia positiva.

Assim, são flores ideias para oferecer sempre que se vai iniciar uma nova etapa na vida de alguém, seja a nível pessoal ou profissional. Como presente para amigos que se mudaram para uma nova casa, para celebrar um novo emprego ou promoção, para assinalar o nascimento de um novo membro da família ou simplesmente para festejar um novo ano de vida em comum, as gerberas colocarão um sorriso no rosto de todos!

Olhando particularmente para as cores das gerberas, significado:

  • Gerbera amarela – simboliza a amizade, a alegria e espírito positivo.
  • Gerbera laranja – significa a felicidade. 
  • Gerbera branca – para além de todos os significados atribuídos à cor branca – como símbolo de paz, pureza e inocência – esta pode ser uma flor ideal para oferecer a alguém que está a recuperar de um problema de saúde. Sabia que a gerbera é uma ótima purificadora de ar? E que elimina sustâncias tóxicas do ambiente?
  • Gerbera vermelha – representa o amor. 
  • Gerbera cor-de-rosa – significa consideração e admiração.

Por este motivo, é um presente perfeito para oferecer a alguém especial.

 

A quem oferecer gerberas?

Estas flores são muito relacionáveis com uma personalidade expansiva, alegre e energética, mas também exigente e perfecionista.

Se a gerbera se destaca pela exuberância das suas cores e robustez da sua forma, também assim deverão ser as pessoas a quem oferecer uma destas flores: sem receio de serem protagonistas ou o centro de todas as atenções!

Já sabe a quem vai oferecer estas flores e não tem dúvidas de que são o presente ideal?

Confirme o significado das cores das gerberas. Pode sempre associá-las à sensibilidade, sensualidade, amor, nobreza e simplicidade em função da sua tonalidade.

 

Se precisar de uma recomendação, contacte-nos. A sua encomenda será entregue na morada que nos indicar!

Partilhar

Blog

Flores e Plantas

Também pode gostar

Plantas de interior fáceis de cuidar

Plantas de interior fáceis de cuidar

Adaptam-se bem ao ambiente e não exigem cuidados constantes. São resistentes e perfeitas para iniciantes. Conheça algumas flores e plantas de interior fáceis de cuidar.