Blog

Flores e Plantas – ideias, dicas e significados

Nov 2, 2021 | Significados

Girassol, significado da flor que adora o Sol

Da luz, à força, equilíbrio e felicidade, o girassol é uma das flores com mais significado! Conheça a energia da planta que gira para o Sol.

Significado do girassol

O girassol tem como nome científico Helianthus annuus, cuja nomenclatura Helianthus significa “flor do sol” e annuus “ano”. Ou seja, flor do sol anual.

Para além disto, como se sabe, o nome comum foi-lhe atribuído por ter uma característica fundamental: a flor gira conforme o sentido do sol. O girassol prefere os dias longos e muita exposição solar, ajustando a sua posição à da estrela maior, o que lhe atribui simbologias como a luz, o calor, o conforto, a felicidade e a sorte.

De uma forma resumida, é possível atribuir ao girassol grandes características e significados como:

 

  • A flor da força – A planta do girassol, cultivada há mais de 3000 anos, normalmente atinge até 2 ou 3 metros de altura. Mas pode crescer ainda mais! Trata-se de uma flor resistente, que sobrevive em diferentes climas e condições atmosféricas, existente durante todo o ano. Se fosse comparada a uma pessoa, seria alguém resiliente, determinada e focada nos seus objetivos. Afinal, o girassol contorce o seu pé incessantemente há procura de luz e espaço. 

 

  • A flor do equilíbrio – uma planta alta com uma flor pesada, mas sempre equilibrada e resistente, mesmo perante as forças do vento. A representação perfeita da ideia de equilíbrio. Para além disto, o contraste entre as suas pétalas amarelas e exuberantes e o centro escuro com as sementes simboliza o equilíbrio entre a luz e a sombra. Entre o expansivo e introspetivo. Uma figura de conciliação entre os opostos.

 

  • A flor da felicidade – as pétalas copiosas, a cor vibrante, a procura pelo sol: uma representação de felicidade!

 

A cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas do girassol simbolizam calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva do sol.

 

Girassol: o significado no dicionário da Língua Portuguesa

gi·ras·sol

nome masculino

  1. [Botânica] Planta da família das compostas cujas flores, grandes e amarelas, se voltam para o sol.
  2. [Botânica] Helianto.

 

Girassol: o significado na infopédia 

gi.ras.sol – ʒirɐˈsɔɫ

nome masculino

  1. BOTÂNICA (Helianthus annuus) planta herbácea, da família das Compostas, tem caule ereto que pode atingir perto de três metros de altura, folhas alternas e flores grandes, de pétalas amarelas e capítulo castanho, que giram ao longo do dia, seguindo a trajetória do Sol, sendo muito cultivada pelas suas sementes, comestíveis, que se utilizam na alimentação, no fabrico de óleo, na produção de biodiesel, etc.
  2. BOTÂNICA a flor dessa planta
  3. MINERALOGIA variedade de opala que, quando girada contra a luz do Sol, produz reflexos coloridos

 

Do italiano girasole, «girassol», pelo francês girasol, «idem»

 

O significado dos girassóis e quando oferecer

Sabia que o Girassol é a flor do mês de agosto? Portanto, se conhece alguém que nasceu neste mês, um bouquet de girassóis selvagem será perfeito para presentear essa pessoa.

No entanto, e apesar de ser mais fácil florescer na primavera e no verão, o girassol pode surgir em qualquer época do ano! Por isso, é também considerada uma flor de outono.

Assim, se estiver a ponderar comprar flores, não se esqueça dos Girassóis, que transmitirão uma mensagem de felicidade e que poderá encontrar facilmente em praticamente qualquer altura do ano.

Para além disto, e de acordo com o Feng Shui – uma das Cinco Artes da metafísica do Extremo Oriente, que tem como objetivo harmonizar o ambiente, minimizar os aspetos negativos e potenciar os positivos do interior e exterior de uma casa – o girassol representa uma energia vital. Trata-se de uma flor que transmite integridade, equilíbrio e força, uma energia muito positiva para o ambiente e a relação das pessoas com o espaço.

Portanto, não hesite em decorar a sua casa com um cubo de girassóis ou oferecer esta flor a alguém que acabou de mudar de casa!

 

Se precisar de uma recomendação, contacte-nos. 

A sua encomenda será entregue na morada que nos indicar!

Partilhar

Blog

Flores e Plantas

Também pode gostar

Plantas de interior fáceis de cuidar

Plantas de interior fáceis de cuidar

Adaptam-se bem ao ambiente e não exigem cuidados constantes. São resistentes e perfeitas para iniciantes. Conheça algumas flores e plantas de interior fáceis de cuidar.

Orquídeas: significado, cores e origem do nome

Orquídeas: significado, cores e origem do nome

As orquídeas são uma planta muito escolhida para decoração e para oferecer com um significado distinto em função da cor da flor.
De uma forma geral, podem significar amor, desejo e sedução, respeito e admiração.