Blog

Flores e Plantas – ideias, dicas e significados

Out 25, 2021 | Significados

Orquídeas: significado, cores e origem do nome

As orquídeas são uma planta muito escolhida para decoração e para oferecer com um significado distinto em função da cor da flor. De uma forma geral, podem significar amor, desejo e sedução, respeito e admiração.

Uma planta que existe em todo o mundo, com significados universais!

As orquídeas são uma planta pertencente à extensa família Orchidaceae: existem mais de 35 mil espécies por todo o mundo. De todas as orquídeas existentes, é possível destacar as Phalaenopsis como uma das mais conhecidas e comuns para decoração de interiores.

Abundantes em climas tropicais, estas orquídeas adaptam-se perfeitamente ao interior de uma casa, onde o clima é ameno e estável. 

Assim, é uma planta muito escolhida para decoração e para oferecer com um significado distinto em função da cor da flor.

De uma forma geral, podem significar amor, desejo e sedução, respeito e admiração.

 

Orquídea(s): o significado no dicionário da Língua Portuguesa

or·quí·de·a

nome feminino

Designação genérica das flores e das plantas da família das orquidáceas, de flores notáveis pela sua beleza, colorido e forma.

 

Orquídea(s): o significado na infopédia 

BOTÂNICA designação comum, extensiva às plantas da família das Orquidáceas, que inclui espécies muito cultivadas pela beleza das suas flores coloridas e de formato irregular

Do grego órkhis, «testículo» +eĩdos, «forma» +-ea

 

O significado das cores das orquídeas

As orquídeas existem em várias cores. Mais, ainda, se considerarmos os cruzamentos e misturas de tonalidades que lhes conferem uma beleza única e transmitem significados diferentes. Destacamos alguns significados:

 

  • Orquídeas brancas – inocência e pureza, prosperidade, além de elegância e reverência.

Assim, são também representativas do amor puro e por esse motivo muito comuns nos ramos de noiva.

 

  • Orquídeas cor-de-rosa – representam o feminino, a sedução e a sensualidade, bem como a alegria. Portanto, podem ser a opção ideal quando está a tentar conquistar a sua cara-metade.

 

  • Orquídeas amarelas – o amarelo é uma das cores da alegria e, por isso, estas orquídeas simbolizam a amizade e novos começos. São grandes presentes para um amigo comemorar uma conquista.

 

  • Orquídeas roxas – esta é a cor da realeza e admiração. Assim, as orquídeas roxas são um sinal de respeito.

 

  • Orquídeas laranja – orgulho, entusiasmo e ousadia.

 

  • Orquídeas verde – verde é a cor da esperança e, por isso, as orquídeas verdes significam boa sorte ou votos de sucesso. 

 

Orquídeas: significado e origem do nome

A origem do nome Orquídea deriva da junção das palavras gregas órkhis, “testículo”, e eĩdos, “forma”. Ou seja, “em forma de testículos”. 

Esta designação foi atribuída por Teofrasto, filósofo grego, considerado por muitos como o único botânico da Antiguidade. Teofrasto descreveu as raízes das orquídeas como sendo semelhantes à anatomia masculina e, por este motivo, esta flor foi associada à virilidade.

Na Grécia Antiga, uma jovem informava de que estava à procura de marido se tivesse um adereço com orquídeas na cabeça. Se uma mulher mais madura utilizava o mesmo tipo de adereço, estaria a transmitir o seu estatuto social, a ostentar e demonstrar riqueza.

Atualmente, a orquídea continua a ter um significado intimamente relacionado com a feminilidade, sensualidade e sedução.

 

Contacte-nos para pedir a melhor recomendação ou encomende diretamente online. 

Mas como conseguir que estas plantas se mantenham perfeitas e que o seu significado perdure pelo tempo? Saiba Como cuidar de orquídeas: dicas para tratar plantas perfeitas no nosso blog.

Partilhar

Blog

Flores e Plantas

Também pode gostar

Plantas de interior fáceis de cuidar

Plantas de interior fáceis de cuidar

Adaptam-se bem ao ambiente e não exigem cuidados constantes. São resistentes e perfeitas para iniciantes. Conheça algumas flores e plantas de interior fáceis de cuidar.