Blog

Flores e Plantas ‚Äď ideias, dicas e significados

Nov 11, 2021 | Dicas, Ideias

Plantas de interior f√°ceis de cuidar

Adaptam-se bem ao ambiente e não exigem cuidados constantes. São resistentes e perfeitas para iniciantes. Conheça algumas flores e plantas de interior fáceis de cuidar.

O boom das selvas urbanas: quando as plantas de interior invadem a casa

Nos √ļltimos anos, as plantas t√™m conquistado o interior das casas.¬†

No entanto, independentemente da moda, efeitos decorativos ou vontade que sentimos em pintar a nossa casa de verde, o jeito para cuidar de plantas não é inato.

Não há problema nenhum nisto! Tudo se aprende. Só importa saber por onde começar.

 

Plantas de interior f√°ceis de cuidar

Adaptam-se bem ao ambiente e n√£o exigem cuidados constantes. S√£o resistentes e gostam de estar ‚Äúsossegadas‚ÄĚ. N√£o d√£o quase trabalho nenhum.¬†

Para ajudar a perder o receio, selecionamos 6 plantas de interior fáceis de cuidar. Conheça-as:

 

Monstera Deliciosa

Tamb√©m conhecida por Costela-de-Ad√£o, esta planta tem origem nas selvas tropicais. O nome Monstera, que significa ‚ÄúMontruosa‚ÄĚ em latim, est√° associado ao tamanho que as suas folhas podem atingir e Deliciosa ao facto de dar frutos.

Quando no interior, a maioria destas plantas dá folhas novas muito rapidamente e atinge até 3 metros. Adaptando-se facilmente a qualquer sítio da casa, gostam de sol da manhã direto e rega moderada.

 

monstera

 

Pilea peperomioides

De verdejantes folhas carnudas, redondas e lisas, a comummente designada planta do dinheiro é elegante e moderna. Adequada para qualquer ambiente, gosta de bastante luz. 

Relativamente √† rega? Basta manter a terra h√ļmida e bem drenada.¬†

 

Ficus El√°stica

A ficus el√°stica ‚Äúrobusta‚ÄĚ tem folhas largas e brilhantes. Tal como o pr√≥prio nome indica, √© muito resistente e requer poucos cuidados.

O seu tronco armazena muita água, pelo que só será necessário regar quando o solo está seco. Assim sendo, precisa de um substrato bem drenado, preferencialmente com muita perlite para ajudar no processo.

Se estas condi√ß√Ķes de rega n√£o estiverem reunidas, provavelmente as folhas v√£o ficar acastanhadas e cair, levando tamb√©m ao apodrecimento da planta.

Originária de países do sudeste asiático, a planta de borracha gosta de claridade, sem sol direto, mas também tolera pouca luz natural.

Uma ótima escolha para manter uma planta em casa por longos anos!

 

Lírio da Paz

Por ser origin√°ria de climas tropicais, deve ser mantida no interior de casa e necessita apenas de dois cuidados b√°sicos: manuten√ß√£o do solo h√ļmido e luz indireta!¬†

Das plantas enumeradas neste artigo, a Spathiphyllum é a que precisa de mais rega. 

Assim, se come√ßarem a surgir folhas secas e queimadas, dever√° ser feita uma poda e revistas as regas e condi√ß√Ķes de luz a que est√° exposta.¬†

Esta é uma planta resistente e que dá sinais claros das suas necessidades: as folhas inclinam-se em direção ao chão quando precisa de rega. Uma dica? Mantê-la num vaso de plástico ajuda a conservar a humidade mais facilmente.

Finalmente, a maior exig√™ncia do l√≠rio da paz est√° nas condi√ß√Ķes de flora√ß√£o. Esta planta necessita de muita luz para dar flor. Coloc√°-la junto a uma janela e garantir a melhor luz √© o caminho, mas aten√ß√£o: o excesso de sol pode queimar e at√© mesmo matar a planta.

 

Lírios da Paz

 

Zamioculcas zamiifolia

A planta ZZ é altamente resistente. 

Vive bem em sítios com menos luz, embora prefira claridade, sem sol direto.

Mais importante, requer pouca água! Os seus bolbos apodrecem facilmente com água a mais, pelo que é fundamental deixar o solo secar bem ou até deixá-la alguns dias sem regar.

Estes s√£o os √ļnicos cuidados de que a planta precisa para se manter viva e bela.

 

Espada de S. Jorge

Conhecida por trazer boas energias a casa, esta planta gosta de luz, mas d√°-se bem em locais com menos luz.

Tal como a ZZ, não vai reagir bem ao excesso de rega. 

Assim, basta ‚Äúnegligenci√°-la‚ÄĚ um pouco para a ver crescer com folha carnudas e longas.¬†

Perfeita para iniciantes!

 

Plantas e flores f√°ceis de cuidar

Se quiser acrescentar mais uma nota de cor Рpara além do verde Рà sua casa, pode ainda aventurar-se em ter plantas florais.

Tal como as anteriores, estas 2 flores s√£o resistentes e b√°sicas nos cuidados que requerem:

 

Anthurium

O Anthurium é uma planta tropical, bastante resistente e muito apelativa.

Conhecido pelas suas caracter√≠sticas purificadoras ‚Äď j√° que tem a capacidade de absorver o amon√≠aco e o xileno ‚Äď o ant√ļrio √© f√°cil de manter e muito utilizado em decora√ß√£o de interior, tamb√©m pelo significado associado √† planta e flor.

Esta planta deve ser mudada anualmente, durante a Primavera, para um vaso ligeiramente maior. Após alguns anos, será suficiente substituir alguns centímetros de terra na superfície e fazer a mudança de vaso a cada dois anos.

Com as suas longas folhas vermelhas, o anthurium é a planta ideal para trazer luz à decoração de casa. 

 

plantas-flores-faceis-cuidar

 

Orquídeas

Abundantes em climas tropicais, as orquídeas adaptam-se perfeitamente ao interior de uma casa, onde o clima é ameno e estável.

Apesar desta planta ser bastante resistente e adaptável, existem dicas para tratar plantas perfeitas, ou seja, para garantir um bom crescimento e uma floração forte.

 

Orquídeas

 

As plantas podem ser excelentes presentes e têm vários benefícios associados, tais como a melhoria da qualidade do ar e efeitos terapêuticos/psicológicos.

Encomende online a sua planta! Se tem receio de se aventurar neste mundo verde, comece por plantas de interior f√°ceis de cuidar.

Na Venda de Flores fazemos entregas ao domic√≠lio em 24h (para pedidos feitos at√© √†s 17h), em todas as regi√Ķes de Portugal Continental.

Partilhar

Blog

Flores e Plantas

Também pode gostar

Orquídeas: significado, cores e origem do nome

Orquídeas: significado, cores e origem do nome

As orquídeas são uma planta muito escolhida para decoração e para oferecer com um significado distinto em função da cor da flor.
De uma forma geral, podem significar amor, desejo e sedução, respeito e admiração.