Blog

Flores e Plantas – ideias, dicas e significados

Nov 10, 2021 | Significados

O significado do anthurium: a planta e a flor

O anthurium é uma planta cuja inflorescência rouba atenções! Da hospitalidade ao amor, conheça o significado do anthurium.

Significado do anthurium, a planta cuja inflorescência rouba atenções!

O antúrio é uma das flores mais populares e comuns.

Contudo, o que muitos acreditam ser uma flor é, na realidade, uma inflorescência. Ou seja, a disposição da flor na planta, composta pelo espadice – a “espiga” proeminente envolvida pela espata – e de uma grande bráctea, uma folha modificada e extremamente colorida

As flores do antúrio são os pequenos pontos amarelos que conseguimos ver no espadice.

De qualquer forma, dado o seu aspeto exótico, o anthurium rapidamente se transformou numa das plantas mais utilizadas para decoração

Para além disto, é amplamente utilizado em arranjos florais para diversos efeitos, desde bouquets de noiva a flores para cerimónias fúnebres.

Os seus significados são maioritariamente associados a:

 

  • Hospitalidade – a aparência e o formato desta flor são convidativos. A forma em coração e as cores vibrantes parecem abrir-se à contemplação, transmitindo ao mesmo tempo energias positivas. 

 

  • Adaptação – esta é uma flor resistente, que se adapta facilmente a diferentes ambientes. 

 

  • Abundância – os antúrios são tidos como um símbolo de abundância, por isso perfeitos para funcionar como amuleto da sorte. Com uma destas flores por perto, qualquer ambiente será abundante em coisas positivas! 

 

  • Felicidade e amor – tanto as folhas como as flores do antúrio têm a forma de um coração. Existirá símbolo mais representativo da felicidade e amor?

 

Finalmente, devido à sua forma, existe quem atribua também um significado erótico à inflorescência do anthurium.

 

Antúrio(s): o significado no dicionário da Língua Portuguesa

an·tú·ri·o

(latim científico Anthurium, do grego ánthos, -eos, flor + grego ourá, -as, cauda, rabo)

nome masculino

[Botânica] Designação dada a várias plantas do género Anthurium, da família das aráceas, com flores de espadice.

 

Antúrio(s): o significado na infopédia 

nome masculino

  1. BOTÂNICA designação comum, extensiva às plantas do género Anthurium, da família das Aráceas, com flores em espadice e espatas geralmente vermelhas, nativas das regiões tropicais americanas
  2. BOTÂNICA flor de alguma dessas espécies de plantas

 

Do grego ánthos, «flor» +ourá, «cauda», pelo latim anthurĭu-, «antúrio»

 

O significado das cores dos antúrios

Atualmente, existem aproximadamente 600 espécies de antúrio, com portes variados e inflorescências brancas, rosa, salmão, vermelhas e verde. Os significados de cada uma destas cores são:

 

  • Antúrio amarelo – esta é a planta ideal para alegrar qualquer pessoa, com a sua cor que transmite boas energias e felicidade.

 

  • Antúrio branco – a cor da pureza e tranquilidade, que transmite paz.

 

  • Antúrio preto – traduz a sobriedade, a elegância e a estabilidade.

 

  • Antúrio rosa – à semelhança do vermelho, o antúrio rosa está conectado ao amor, carinho e companheirismo. Simboliza um amor mais tranquilo do que aquele representado pelas flores vermelhas.

 

  • Antúrio roxo – significa nobreza e prosperidade.

 

  • Antúrio verde – esta é a cor da esperança, da saúde e da harmonia. Portanto, os antúrios verdes simbolizam também a segurança familiar. 

 

  • Antúrio vermelho – para além de trazer uma nota de cor a qualquer espaço, o antúrio vermelho é associado ao bem-estar, hospitalidade, luxo, confiança e imponência. Assim, podem ser utilizados como catalisador do sucesso. No plano sentimental, a cor vermelha associada ao formato em coração desta flor representa a intensidade do sentimento. Um amor profundo e uma paixão ardente.

 

Anthurium: significado e quando oferecer 

Oferecer antúrios é desejar boa sorte e representar sentimento (pela sua forma em coração).

Assim, seguindo a filosofia do Feng Shui, os antúrios são plantas/flores ideais para oferecer a quem se mudou para uma nova habitação, já que ao serem colocados junto à porta de entrada atraem boas energias. Bem-vindo!

Para além disto, são perfeitas para ativar a área dos relacionamentos, não fosse toda a simbologia associada ao formato e tonalidade das flores.

Finalmente, se está a considerar oferecer um ramo de flores a uma mulher madura e confiante, os antúrios são a melhor opção. 

Contacte-nos para pedir a melhor recomendação ou encomende diretamente online.

Partilhar

Blog

Flores e Plantas

Também pode gostar

Plantas de interior fáceis de cuidar

Plantas de interior fáceis de cuidar

Adaptam-se bem ao ambiente e não exigem cuidados constantes. São resistentes e perfeitas para iniciantes. Conheça algumas flores e plantas de interior fáceis de cuidar.

Orquídeas: significado, cores e origem do nome

Orquídeas: significado, cores e origem do nome

As orquídeas são uma planta muito escolhida para decoração e para oferecer com um significado distinto em função da cor da flor.
De uma forma geral, podem significar amor, desejo e sedução, respeito e admiração.